TRATAMENTO E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS

TRATAR E REUTILIZAR ÁGUAS RESIDUAIS

Os crescentes requisitos legais e a necessidade de manter e melhorar o ambiente exigem que os sistemas de tratamento das águas residuais consigam – com os menores custos possíveis – assegurar níveis de rendimento cada vez mais exigentes, de forma a não comprometer e, no limite, até a melhorar a qualidade dos meios recetores.

Simultaneamente, a escassez de água e as secas aumentaram dramaticamente por todo o globo, tanto em número como em intensidade. Importa destacar o estudo “Water resources long term planning framework (2015-2065)”, que aponta ser provável que as secas se tornem mais severas e mais frequentes no futuro, dando assim particular relevo ao tratamento e reutilização das águas residuais para usos não potáveis. Neste sentido, é fundamental assegurar o incremento da circularidade na utilização da água, promovendo a melhoria da eficiência hídrica.

Com o objetivo de contribuir para a utilização responsável  do recursos hídricos, a ESTRUTÁGUA possui uma equipa técnica qualificada para desenvolver soluções individualizadas.

Identificando com clareza as necessidades e requisitos de cada cliente – nos quais se englobam, entre outros, hotéis, empreendimentos turísticos, aglomerados populacionais (residenciais, hospitalares ou de escritórios), industrias, estações de abastecimento e lavagens de viaturas – são desenvolvidas as soluções mais ajustadas, técnica e economicamente,  de modo a garantir a qualidade e a segurança de acordo com os requisitos legais para o fim a que se destinam: podendo este ser a rega agrícola e de jardins, de zonas verdes (como campos de golf), ou a reintrodução em autoclismos e lavagens diversas.

Com o objetivo de tratamento das águas residuais para rega de zonas ajardinadas e de agricultura, a ESTRUTÁGUA assegurou a conceção/ construção da ETAR da lavandaria hospitalar do Hospital Central Agostinho Neto-Cabo Verde. A lavandaria tem capacidade para fazer a lavagem das roupas do hospital da Praia e outras infraestruturas sanitárias de Santiago e ainda para prestar serviços a outros sectores, nomeadamente, a hotelaria.