Hotelaria

O turismo, empreendimentos  turísticos e indústria  hoteleira, devido à natureza da sua função, tem revelado uma crescente preocupação com o ambiente, num contexto em que as ameaças ambientais no futuro da Humanidade constituem uma das maiores preocupações  da  sociedade moderna. Além de ser uma indústria fortemente dependente da qualidade dos recursos naturais e da qualidade ambiental, é um sector que nas últimas décadas tem registado um elevado crescimento.

Neste contexto, a gestão ambiental nos hotéis é um passo importante para alcançar o desenvolvimento sustentável  do sector.

Esta temática tem assumido cada vez mais pertinência porquanto a crescente  procura de elevados níveis de conforto e qualidade por parte dos turistas, leva a que os Hotéis tenham um consumo energético e de água intensivo, com elevados custos financeiros e simultaneamente elevados impactes ambientais negativos.

Efetivamente, tornou-se evidente que a indústria hoteleira é uma significativa consumidora de energia.

Estudos têm demonstrado que os custos de energia em hotéis geralmente são responsáveis ​​em média por 6 a 8% dos custos operacionais

A maior parte do consumo de energia na indústria hoteleira é para a segurança, conforto e satisfação dos clientes; entretenimento, transporte, limpeza, produção de alimentos e de serviços, bem como para aquecimento, ventilação e ar condicionado ( HVAC) .

No entanto, o verdadeiro problema com o consumo de energia baseia-se no desperdício. Estudos têm mostrado que 42% da energia usada para aquecer e arrefecer espaços em hotéis é comumente desperdiçado. A maior parte do desperdício ocorre principalmente como resultado de sistemas defeituosos ou ineficientes, assim como a atitude e as práticas dos hospedes e staff.

No que respeita à água, esta é responsável por 10-15 % dos custos de operação nas unidades hoteleiras.

A maioria destas unidades paga, pela água que consomem, duas vezes – primeiro através da compra de água doce e, em seguida, por descarregar em colector como  água residual, ou mesmo tendo que fazer o seu tratamento em ETAR.

Em função da sua eficiência nesta matéria, os hotéis podem reduzir a quantidade de água consumida por pessoa, por noite até 50 % .

A nossa equipa de técnicos qualificados, tem particulares competências para o desenvolvimento de projectos de optimização e para a prestação de serviços de apoio na gestão técnica das Unidades Hoteleiras.

CONFIANÇA

De uma empresa com mais de 20 anos no mercado português e com parcerias internacionais capazes de suportar os mais variados projectos.

COMPETÊNCIA

De uma equipa de consultores nacionais e internacionais com vasta experiência na optimização de processos.

RIGOR & SERIEDADE

Providenciando os serviços estritamente necessários e total transparência na condução dos projectos, numa relação de parceria com os clientes.

A Estrutágua e seus parceiros têm relevante experiência no apoio técnico especializado e instalação de equipamentos para o sector hoteleiro, tendo trabalhado com prestigiadas marcas implantadas em Portugal

LogosHoteis